quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pangeia

Durante a era Mesozoica, há 200 milhões de anos, segundo a teoria continental, havia um único continente. Esse único continente foi nomeado de Pangeia, pelmeteorologista Alfred Wegener. A origem do nome é justamente dos continentes estarem juntos (pan do grego, pâs, pâsa, pân, todo, inteiro e Gea ou Geia, Gaia ou Ge como a Deusa que personificava a terra com todos os seus elementos). 
Milhões de anos se passaram e esse único continente dividiu-se em dois continentes: Laurasia, onde se encontra atualmente América do Norte, Europa, Ásia e o Ártico  e Gondwana,  América do Sul, África, Austrália e Índia.
A Pangeia era cercada por um único oceano, Pantalassa.
Religião
Esse acontecimento foi registrado na Bíblia por meio de um nascimento, o nascimento de um bebê chamado Pelegue (Gn 10.25). Eis a maneira como foi relatado o tremendo acontecimento:

"A Éber nasceram dois filhos: um teve por nome Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra". Este acontecimento foi tão importante que no livro de I Crônicas 1.19, a mesma frase é repetida.
Na antigüidade oriental costumava-se dar nomes aos filhos de acordo com certos acontecimentos importantes. É interessante ressaltar que o nome Éber significa "União" e o nome Pelegue significa "Divisão".

Separação da Pangeia


Fonte: Wikipédia
Site de Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário