sexta-feira, 22 de julho de 2011

Calendário Egípcio

   

     Primeiro calendário conhecido basiado no ciclo das estações, criado cerca de 3000 a. C. pelos egipcios para medir o tempo das inundações do Rio Nilo. Ele é adotado pelos romanos em 46 a. C. Acredita-se que inicialmente o egípcios utilizavam o calendário lunar que está associado com a revolução sinódica da Lua e que dura 29,5 dias. O ano lunar, para os egípcios era composto de 12 aparições da Lua, perfazendo 354 dias. Uma das razões para se acreditar nesta hipótese está relacionada com a própria palavra Mês, ou em inglês, "Month" e que está associado com a palavra Lua, em inglês "Moon".
Iniciou a contagem do tempo com a construção das Pirâmides de Gizé sob a constelação de Orion na conjução Sol/Terra - Sirius/Canopus na Via Láctea. O calendário egípcio é conhecido desde o Terceiro Milênio a.C. e tem início com a enchente anual do rio Nilo. O ano é composto de 365 dias, divididos em 12 meses de exatos 30 dias, acrescentando-se 5 dias extras ao final para comemorar o aniversário dos deuses Osíris, Horus, Ísis, Neftis e Set.
O calendário solar é utilizado primeiramente no Egito, mas ressalte-se aqui que os 12 meses de 30 dias cada são baseados na lua. O ano tem 365 dias, mas as 6 horas a menos do ano solar representam um atraso de um dia a cada quatro anos.
O calendário egípcio foi estudado e reconhecido pelos astrônomos gregos, tendo se tornado o calendário base da astronomia por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário