sábado, 2 de julho de 2011

Flor de Lótus (Nelumbo nucifera)

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Proteales
Família: Nelumbonaceae
Gênero: Nelumbo
Espécie: N. Nucifera
Nome popular: Flor de Lotus



É uma planta nativa da Ásia, que vive de água lentas ou lagoas de água doce, e de pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos. Produz belas flores rosadas ou brancas, grandes e com muitas pétalas. É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após 30 séculos. Serviu de inspiração para a arquitetura do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo.


Este lótus é cultivado como planta ornamental em jardins aquáticos de todo o mundo.

Sua simbologia é uma de suas virtudes mais apreciadas: é associada à pureza e ao renascimento. Uma das flores mais belas nasce em meio à lama, inspirando um caminho de purificação e detranscendência em relação a tudo que é considerado impuro no mundo.
O lótus é um dos oito símbolos auspiciosos e uma das mais pungentes representações do ensino budista. 
Segundo o Budismo, Buda é simbolizado em estátuas sobre uma flor de lótus justamente com essa idéia citada acima sobre a transcendência do mundo comum (a lama, o lodo), a iluminação perante a confusão mental (dualidade da mente). 
"Flor de lótus" também é o nome de uma postura de meditação onde o praticante se senta com as pernascruzadas e as plantas dos pés voltadas para cima.
Cores e Significados
Lotus Branca: Esta representa o estado de perfeição espiritual e mental total pureza e proclama a sua natureza perfeita, uma qualidade que é reforçado pela cor de seu corpo.

Lotus Rosa: Este supremo do loto, geralmente reservada para os mais altos deidade. Assim, naturalmente, é associada com o Grande Buda.

Lotus Vermelha: Isto significa a natureza original e pureza do coração (hrdya). É o loto de amor, compaixão, paixão e todas as outras qualidades do coração. É a flor de Avalokiteshvara, o Bodhisattva da compaixão.
Lotus Azul: Este é um símbolo da vitória do espírito sobre os sentidos, e significa a sabedoria do conhecimento. Não é surpreendente que as flores preferidas de Manjushri, o Bodhisattva da sabedoria.


Lenda
Na Índia, uma pequena lenda conta a historia de sua criação:
Um dia, reuniram-se para uma conversa, à beira de um lago tranquilo cercado por belas árvores e coloridas flores, quatro lendários irmãos. Eram eles o Fogo, a Terra, a Água e o Ar. Como eram raras as oportunidades de estarem todos juntos, comentavam como haviam se tornado presos a seus ofícios, com pouco tempo livre para encontros familiares. Mas a Água lembrou aos irmãos que estavam cumprindo a lei divina, e este era um trabalho que deveria lhes trazer o maior dos prazeres.
Assim, aproveitaram o momento para confraternizar e contar, uns aos outros, o que haviam construído - e destruído - durante o tempo em que não se viam. Estavam todos muito contentes por servirem à criação e poderem dar sua contribuição à vida, trabalhando em belas e úteis formas. Então se lembraram de como o homem estava sendo ingrato. Construído ele próprio pelo esforço destes irmãos, não dava o devido valor à vida. Os irmãos chegaram a pensar em castigar o homem severamente, deixando de ajudá-lo. Mas, por fim, preferiram pensar em coisas alegres.
Antes de se despedir, decidiram deixar uma recordação ao planeta deste encontro. Queriam criar algo que trouxesse em sua essência a contribuição de cada um dos elementos, combinados com harmonia e beleza. Sentados à beira do lago, vendo suas próprias imagens refletidas, cada um deu sua sugestão e muitas idéias foram trocadas. Até que um deles sugeriu que usassem o próprio lago como origem. Que tal um ser vivo que surgisse da água e se crescesse em direção ao céu? Uma vegetal, talvez? Decidiram-se, então, por uma planta que tivesse suas raízes rente à terra, crescesse pela água e chegasse à plenitude do ar. Ofereceram, cada um, o seu próprio dom. A Terra disse: "darei o melhor de minhas entranhas, alimentando suas raízes". A Água foi a próxima: "e eu fornecerei a linfa que corre em meus seios, para trazer-lhe força para o crescimento de sua haste". "E eu lhe cercarei com minhas melhores brisas, dando-lhe minha energia e atraindo sua flor", disse o Ar. Então o Fogo, para finalizar o projeto, escolheu o que de melhor tinha a oferecer: "ofereço o meu calor, através do sol, trazendo-lhe a beleza das cores e o impulso do desabrochar".
Juntos, puseram-se a trabalhar, detalhe a detalhe, na sua criação conjunta. Quando finalizaram sua obra, puderam se despedir em alegria, deixando sobre o lago a beleza da flor que se abria para o sol nascente. Assim, em vez de punir o ser humano, os quatro irmãos deixaram-lhe uma lembrança da pureza da criação e da perfeição que o homem pode um dia alcançar































Fontes: Wikipédia
http://www.tatuagem.com.br/tattoo/significados-das-tatuagens/256-flor-de-lotus.html
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1695756-1641,00.html

Um comentário:

Anônimo disse...

As informações foram muito úteis, obrigada! Entretanto, qual seria o Filo da Flor de Lótus?

Postar um comentário