Soluções fáceis indicadas por uma ginecologista para atravessar o mês em paz.
Não é frescura
- A TPM é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorre na segunda metade do ciclo menstrual devido à queda dos níveis hormonais.
- É classificada como leve (se há vontade de consumir doces) até severa (quando impede a mulher de realizar atividades rotineiras).
- "Existe uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas e a serotonina, o que explica os sintomas e sua severidade em 8% das mulheres", aponta a ginecologista Rosa Maria Neme.
- Os mais comuns são alterações de humor, ansiedade, dores de cabeça e nas mamas, aumento de apetite e inchaços.
- Distúrbios do sono, cansaço, dificuldade de concentração, dores musculares e ganho de peso também podem estar relacionados.
- "O impulso de ingerir doces está ligados a uma alteração dos neurotransmissores cerebrais, principalmente a serotonina, que muda o centro de controle do apetite", esclarece Rosa
- Pelo menos 30% das mulheres se queixam de sintomas típicos da TPM todos os meses. Já a cólica pode ser sinal de outros problemas, como a endometriose.
- "Sabe-se que a prática relugar de exercícios aeróbicos, além de aliviar o estresse, mantém os níveis hormonais mais estáveis e, dessa forma, evita as alterações bruscas de humor." justifica a médica.
- Sintomas da TPM que ocorrem cerca de 10 dias antes da menstruação podem ser causados por baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo.
- Por isso, aposte em alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo, sorvete (em versões desnatadas e menos gordurosas). Peixes, salmão e vegetais verdes também são importantes.
- Para suprir a vitamina B6, consuma banana, batata, lentilha, carnes, grãos integrais, vegetais verdes, abacaxi, manga e milho.
- Uma dieta rica em fibras, com frutas, legumes e verduras, também auxilia na diminuição dos níveis de estrógeno, aliviando os sintomas da TPM.
- Para combater o inchaço, recorra a alimentos com efeitos diuréticos e ricos em ácidos graxos: óleo de prímula, ginko biboba, chá verde, melancia, melão e alcachofra.
- "Estimulantes, como o chá preto, café e chocolate devem ser evitados neste período" recomenda a especialista.
- Métodos hormonais que bloqueiam a menstruação como o Sistema intrauterino de progesterona com efeito diurético são as novidades no combate ao problema.
- "Tratamentos com vitaminas, fitoterápicos e até antidepressivis também fazem parte das indicações médicas, dependendo da gravidade dos sintomas. A psicoterapia pode ajudar, desse que prescrita pelo médico", afirma Rosa.
- "Um novo contraceptivo com estrogênio natural (valerato de estradiol) ao invés do sintético (etinilestradiol) também pode ser importante no combate a TPM" completa a médica.
Reposição Alimentar
- Para quem possui restrições alimentares ou dificuldade de absorver nutrientes, a suplementação alimentar em cápsulas é uma alternativa.
- Repor o magnésio melhora a instabilidade de humor, a enxaqueca, as dores no seios e o cansaço.
- Já a complementação com Ácido Gama-Linolênico (GLA) diminui a acne típica do período. Há compostos que repõem a vitamina B6, o cálcio e outros nutrientes que contatem a TPM.
Fonte: Revista Malu
Nenhum comentário:
Postar um comentário