segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pinguim Imperador - O maior das espécies


    
      O pinguim imperador é o maior pinguim vivo, atingindo entre 30 e 40 Kg e perto de 1,5 m. É o único animal de grande porte que passa todo o escuro Inverno no continente antárctico, suportando as piores condições climatéricas do planeta pois as temperaturas atingem frequentemente os -60ºC.
  Apesar de não voarem na actualidade, os pinguins evoluíram de espécies de aves voadoras, tendo permanecido virtualmente inalterados nos últimos 45 M.a.
  A sua plumagem característica dá-lhes um ar de "vestidos para o baile": a cabeça, dorso e asas são negras e o ventre é branco. O bico é avermelhado e, de cada lado da cabeça, bandas de um amarela dourado esbatem-se gradualmente em direcção ao pescoço. Os membros anteriores transformaram-se em "remos", de estrutura rígida e achatada, o que os torna excelentes nadadores, podendo atingir velocidades de 15 Km/h.
  Os pinguins imperadores são capazes de mergulhar a grandes profundidades, tendo sido registado mais de 260 metros. São, ainda, capazes de permanecer imersos cerca de 22 minutos. Alimentam-se de peixe, krill e outros pequenos invertebrados e cefalópodes. Estes são capturados e ingeridos debaixo de água.
  Atendendo às condições que têm que suportar, os pinguins adaptações especiais, nomeadamente penas fortemente sobrepostas, que além de se tornarem impermeáveis, retêm ar no seu interior como um cobertor. Durante a muda das penas, que ocorre toda de uma vez, o animal não está isolado e permanece em terra.
  As patas, sem penas ou qualquer protecção, não congelam nem originam excessivas perdas de calor devido a uma interessante adaptação: as veias que retornam o sangue ao coração estão entrelaçadas com as artérias descendentes, que transportam o sangue em direcção aos pés. Assim, por um sistema de contracorrente, o sangue frio das veias aquece antes de chegar ao corpo e o sangue quente das artérias é arrefecido.
Os pinguins imperador deslocam-se longas distâncias sobre o gelo, pelo que, para poupar esforços, deslizam frequentemente sobre a barriga, como se de um trenó se tratasse.

Top 10 Animais: Pinguins 
  • 6º lugar -  Animais que mais se movimentam
  • 4º lugar -  Animais que tem o melhor fôlego
  • 3º lugar - Animais sobreviventes

Nenhum comentário:

Postar um comentário