quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rottweiler

Cão de trabalho alemão muito inteligente e com temperamento equilibrado. Tem sido utilizado como animal de tração e pastor de gado mas ainda hoje é preferido como cão de guarda, de polícia e de salvamento nas montanhas. Em muitos países é apreciado como cão de companhia e como cão de guarda.
Estes cães precisam correr, passear e se exercitar com regularidade. Dentro dos cuidados que deve-se Ter com esse animal está escovar diariamente seus pêlos para manter em boas condições.

Origem e História

O Rottweiler é um cão de carniceiro oriundo da cidade alemã de Rottweil em Württemberg, onde é conhecido por rottweiler Metzgerhund, ou seja, “ cão de carniceiro de Rottweil”. Na idade média, este cão era famoso como caçador de javalis e, mais tarde, como um pastor excelente e de confiança, além de ser utilizado como animal de tração para puxar os carrinhos dos carniceiros e dos negociantes de carne. Antes da I Guerra Mundial foram reconhecidas as suas capacidades como cão de polícia e de guarda.
Esta raça foi introduzida na Grã-Bretanha por Thelma Gray em 1936. Os cães conquistaram gradualmente alguma popularidade até o início da II Guerra Mundial, altura em que a criação foi interrompida.
Só depois de um certo capitão Roy-Smith do exército de ocupação da Alemanha Ter levado consigo para Inglaterra um cão e uma cadela desta raça é que foi retomado um eficaz programa de criação. Desde essa altura alguns criadores conseguiram criar vários exemplares de categoria.
Atualmente são bastante conhecidos, mas nem sempre eles foram tão populares assim. Quando a tecnologia trouxe meios mais baratos e rápidos para transportar mercadorias, como por exemplo as ferrovias, o Rottweiler praticamente desapareceu. Graças a criadores apaixonados e dedicados a raça foi salva da quase extinção e se tornou novamente popular no início do século 20, sendo reconhecida pelo American Kenel Club em 1930 e pelo Kenel Clube da Grã Bretanha em 1936.
Usado largamente como cão de guarda em todo o mundo, uma outra característica de trabalho do Rottweiler que poucos conhecem é seu magnífico desempenho como cão pastor. Criadores e treinadores de cães para este tipo de trabalho são unanimes em dizer que o Rottweiler é um pastor nato e que não precisa ser “treinado” para executar esta função. Basta reforçar os comportamentos desejados, que aparecerão instintivamente, e um Rott irá trazer o gado, ovelhas ou perus para o seu mestre.
Rottweilers também são ótimos companheiros, especialmente para quem gosta de competições. Nos Estados Unidos eles são detentores de diversos prêmios em competições de obediência, rastreamento e tração. “Agility”, no entanto não é o forte desta raça já que, freqüentemente, raças menores e mais leves conseguem fazer o percurso em menos tempo.
O Rottweiler deve ser tranqüilo, equilibrado e obediente ao dono. Dominador, alguns são agressivos com estranhos e com outros cães, mas nunca deve atacar sem motivo. São fáceis de treinar e necessitam de liderança e disciplina. Respondem melhor a treinamento com métodos gentis e de recompensa para os comportamentos desejados do que com atitudes truculentas do treinador. O grande desafio ao se treinar um Rottweiler é manter a motivação do animal.
Socializar o filhote é indispensável e ,desde muito cedo, os donos deveriam introduzir seus filhotes às aulas de obediência básica. Por possuírem um alto nível de dominância e territorialidade, não é nada aconselhável que se espere que o cão chegue ao seu tamanho adulto, ou resolva desafiar a liderança de seu dono para tomar as devidas medidas corretivas. Um dono disciplinado, justo, mas irredutível em sua autoridade será o melhor amigo do Rottweiler.
Por seu tamanho, esta raça precisa de bastante espaço para ser criada e deve ser exercitada diariamente. O Rottweiler não requer muitos cuidados além de uma escovação diária de seu pêlo, que é preto com marcas castanho-avermelhadas bem definidas nas extremidades do corpo. Sua pelagem é curta, densa e reta, sem sub-pêlo no pescoço e pernas, sempre na cor preta com marcações castanhas. Na aparência geral mostra compleição física robusta, agilidade, tendo corpo relativamente curto e força enorme para seu tamanho, sem se mostrar pesado nem leve.


Um comentário:

Soares disse...

cao lindo...

querem rir mto... visitem
http://sorris.blogspot.com/

Postar um comentário