quarta-feira, 20 de abril de 2011

Top 10 Animais: Movimento

Se você se considera uma pessoa ágil e atlética, espere para conhecer as formas mais extremas de locomoção do mundo natural. Vamos conhecer os dez atletas mais radicais do mundo animal para descobrir qual é o campeão na hora de correr com o menor número de membros. Descubra que braços e pernas não são tão importantes para aqueles que levam o movimento ao extremo.
     
10. Aranhas -  Tem 8 pernas e movem-se através de um sistema hidráulico que funciona bombeando um flúido para dentro de suas pernas ocas. Os músculos de suas pernas são usados somente para trazer a perna para perto do corpo.
Os filhotes de aranha utilizam uma técnica chamada flutuação para movimentarem-se. Eles sobem em um local alto e tecem um fio, que será levado por correntes de vento. Aranhas já foram vistas a 4.800 km de altura e 1.500 km mar adentro. Vamos conhecer também a aranha pescadora, que caminha sobre a água.
    
     9. Lagartixas - Elas se agarram a qualquer superfície, até no vidro. É um animal de hábito noturnos e que consegue comer de cabeça para baixo. Ela não utilizam ventosas ou secreções para conseguir se agarrar, mas possui 500 milhão de cerdas em cada pé, e mais, a ponta de cada cerda é dividida em 1.000 partes, que de tão pequenas, interagem molecularmente com a superfície. Individualmente cada cerda é fraco, mas como são muitas, sustentam facilmente uma lagartixa.
    
     8. Gibão -  Um adulto pode pesar até 3,5 quilos, graças aos ossos leves do seu corpo. É rápido e ágil. Se o homem tivesse uma estrutura corporal igual a dele, nosso braço teria 2,5x o tamanho do nosso corpo! O seu sistema de locomoção é chamado braquiação e ele precisa de anos de treino para se tornar um acrobata de primeira.


    
     7. Guepardo -  Vive nas planícies africanas e é o quadrupede mais rápido do mundo. Chega a 90 km/h nas arrancadas. Para ser tão rápido é preciso ter uma estrutura corporal perfeita: corações e pulmões enormes e as maiores narinas do mundo felino; sua coluna vertebral funciona como uma mola para suas pernas trazeiras super musculosas. Mas depois de correr 500 metros, ele está exausto e morrendo de calor.
    
     6. Pinguim Imperador -  Tem quatro membros mas só usa dois de cada vez. Ele anda com um gingado especial porque assim economiza energia. Ele pode andar assim até 80 km sobre o gelo, no caminho de seu ninho até o mar. Na água os pinguins são muito velozes e já foram vistos a mais de 2.500 km de profundidade! E o pinguim anda até de barriga para economizar energia.
    
     5. Canguru. Ele usa apenas as suas pernas traseiras e é muito rápido. E quanto mais rápido vai, menos energia usa. Cada salto pode cobrir 6 metros e eles podem atingir 65 km/h.


     4. Falcão peregrino -  O animal mais rápido do planeta. Quando mergulha pode alcançar a 320 km/h!
    
     3. Agulhão-Bandeira -  Vive nas águas do oceâno pacífico e é o animal mais rápido do mar, podendo chegar a até 110 km/h, as como o guepardo, se cansa rapidamente. Sua calda funciona como uma hélice e tem uma nadadeira dorsal longa que o permite fazer manobras incríveis.
    
     2. Cobras -  Não tem membros e rastejam usando as mais de 300 costelas. Elas se movem contraindo os músculos e produzindo uma série de ondas. Nas florestas tropicais da Ásia, uma cobra voa para economizar energia. Ela plana até 100 metros e pode até mudar de direção no ar.
    
     1. Vieira -  Um molusco aquático que usa propulsão a jato para se movimentar flexionando o músuclo que mantem as duas conchas juntas ela empurra a água e desta forma anda.
Fonte: Animal Planet Ao Extremo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário