sábado, 16 de abril de 2011

Naja - Uma cobra perigosa



Naja é um gênero de cobras da família Elapidae natural do Sul da Ásia e da África. São conhecidas pelos nomes populares de cobra-capelo ou cobra-de-capelo. São animais peçonhentos, agressivos e bastante perigosos. Algumas espécies têm a capacidade de elevar grande parte do corpo e/ou de cuspir o veneno para se defender de predadores a distâncias de até dois metros. Outras espécies, como por exemplo a Naja tripudians, dilatam o pescoço quando o animal enraivece.Elas apenas acompanham o movimentos da flauta, pois as cobras não possuem audição.

Naja Ashei
A cobra cuspideira de Ashe ou cobra cuspideira gigante (nome comum em inglês: Ashe's spitting cobra, or large brown spitting cobra) é uma espécie de Naja recentemente descrita.


Nomeclatura
O nome Naja ashei foi escolhido em homenagem a James "Jimmy" Ashe, herpetólogo da região de Watamu, Quénia e o primeiro a sugerir a existência desta nova espécie na década de 60. Ashe, que faleceu em 1994, foi o fundador do centro de investigação Bio-ken responsável pela reprodução de serpentes e por investigação de possíveis antivenenos.

Características
Com um comprimento de cerca de 2,75 metros é a maior espécie do seu gênero.
Foi identificada pela primeira vez nas zonas costeiras do norte e este do Quênia, pensando-se que existe também nas zonas baixas do Uganda e Etiópia.

Descobertas Recentes
Esta espécie for apenas reconhecida como distinta em Dezembro de 2007, depois de investigadores da Universidade de Gales e da Fundação Africana para a biodiversidade em Buluwayo, Zimbabué terem descoberto diferenças genéticas e morfológicas significativas.

Naja Atra
A Naja atra ou o chinês cobra é uma espécie de playboy que vive em áreas do Sudeste da Ásia. O comprimento médio de um adulto chinês cobra é de cerca de 1,5 metros, ou cinco pés. Eles normalmente são marrom escuro ou preto, com amplamente espaçados, levemente coloridos bandas ao redor do corpo. Tal como outras cobras, chinês cobras têm uma marcação assemelhando uma ocular no verso da capa.

Curiosidades
A naja africana é capaz de lançar o veneno a uma distancia de até 2,40m.
Um grama de veneno da naja pode matar 150 pessoas.




Um comentário:

Anônimo disse...

eu adimiro muito a cobra narja por sua beleza e poder ass;genilda

Postar um comentário