sábado, 16 de abril de 2011

Flor Alecrim


     O Alecrim, um arbusto de cheiro bastante agradável, é uma planta comum na região do Mediterrâneo ao sul da França. Os gregos usavam, em festas, coroas e fitas feitas com essa planta, simbolizando a imortalidade.
     O Alecrim dar flores quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins. É muito utilizado para fins culinários na preparação de carnes e legumes, entre outros. Também é usada para fins medicinais, em forma de infusão para combater a tosse, dores de estômago etc. Dão Flores durante todo o ano, não necessitando de maior atenção.
     Muito comum nos campos e muito utilizado para se ornar caminhos, jardins e terraços, o Alecrim é perfeito como arbusto decorativo com suas pequenas e belas flores azul-celestes.
     A Igreja Ortodoxa, entre outras, desde a antiguidade utiliza o seu óleo ou queimado como incenso. A sua essência também é utilizada em perfumaria produção da água-de-colônia ou outro produto.
     O Alecrim significa coragem e fidelidade. Representa, também, votos de ânimo, confiança e espiritualidade, sendo indicado para reuniões familiares. Porém raras flores possuem tantos significados como essa, com sua cor mística que nos transmite a idéia de conforto.
     Há os que crêem que o Alecrim afasta olho gordo, outros o colocam sob o travesseiro para afastar sonhos ruins, e há quem diga que tocar a pessoa amada com alecrim faz com que o amor dela por ti seja eterno.
     As ciganas recebiam de seus pretendentes, como sinal de paixão e amor, não outras flores, como rosas vermelhas etc., mas apenas as flores do Alecrim, que representa um agradecimento pelo que o amor dedicado lhe proporciona de felicidade. Conforme a lenda cigana, essa planta é muito significativa devido sua origem milagrosa, pois teria surgido na estrebaria em que nasceu o menino Jesus, no exato local em que Maria derramava diariamente a água utilizada para lavar o menino, brotando ali o perfumado Alecrim, que viria ser utilizado após a morte de Jesus, quando foi levado ao sepulcro, com seu corpo banhado na mais fina essência de alecrim e com uma coroa repleta de suas flores, feita por Maria Madalena, sobre sua cabeça.

Fato Curioso
Em função do aroma que o alecrim exala, essa planta era chamada pelos romanos antigos de “rosmarinus”, cujo significado em latim é "orvalho que vem do mar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário