quarta-feira, 29 de junho de 2011

Borboleta Monarca

Essas borboletas tem 70cm de envergadura, asas laranjas com listras pretas. Se alimentam do néctar de pequenas flores. São famosas pelas suas migrações anuas e podem viver longos períodos em jejum. Os ovos são postos nos botões das flores ou sob as folhas da planta tóxica oficial-de-sala (Asclepias curassavica). Ao eclodirem, nascem lagartas de listas amarelas e pretas, que se alimentam das folhas dessa planta, tornando-se imunes, mesmo na forma adulta, a predadores, como pássaros. Foram vistas pela primeira vez no Havaí por volta de 1840 e depois em várias ilhas do Pacífico Sul entre 1850 e 1860. É difícil dizer quantos ovos podem colocar, mas está por volta de 700 ovos num período de 2 a 5 semanas.
Essas borboletas tem um sistema de defesa poderosíssimo. Suas cores alaranjadas é o aviso para seus predadores dizendo que não tem um gosto muito bom, causando náuseas, vômitos e até a morte.  De alguma forma, certos inimigos naturais entendem a sinalização e aprendem a evitar atacar as borboletas com essas cores.
Descobriram um mecanismo biológico que permite explicar como borboletas-monarcas conseguem encontrar o caminho entre o Canadá e as montanhas no México, que servem de abrigo para elas no inverno. Eles afirmam que o relógio biológico das borboletas faz com que elas usem o Sol como uma bússola.Segundo Steven Reppert, da Universidade de Massachusetts, que liderou a equipe de pesquisadores, as borboletas monarca tem relógios circadianos (o “relógio biológico”) diferenciados, que regulam suas atividades diárias, como o sono e a fome.Os pesquisadores mapearam geneticamente os mecanismos moleculares dos relógios circadianos das borboletas e descobriram que certas proteínas, que são comuns em insetos e animais, ajudam as borboletas a se guiarem utilizando a posição do sol.






Lagarta da Borboleta monarca


Borboleta




Nenhum comentário:

Postar um comentário