domingo, 26 de junho de 2011

Baleia Cachalote - O melhor mergulhador do mundo

  É a maior baleia com dentes já existente, não só a maior baleia mas também como o maior animal com dentes já existente atualmente, medindo aproximados 18m de comprimento. O cachalote foi caçado nas águas dos arquipélagos portugueses da Madeira, até 1981, e dos Açores, até 1984. Sua cor varia do acinzentado a castanhos, quando reflete a luz solar, também há registros de haver cachalotes albinos brancos. O cérebro dos cachalotes é o maior e o mais pesado de todos os animais (modernos ou extintos) conhecidos, pesando aproximadamente 7kg em um macho adulto. 
  Esse animal possui de 17 a 29 pares de dentes com o comprimente de 8 a 20 cm e pesando 500g cada um. As fêmeas dão a luz uma vez a acada 4 a 6 anos, com o período de gestação de 12 meses podendo atingir aos 18 meses. Suas crias são amamentadas durante 2 ou 3 anos. Nos machos, a puberdade dura cerca de 10 anos entre seus 10 e 20 anos. Os machos crescem até os 50 anos, altura que chegam seu tamanho máximo, e podem viver até os 80 anos.
Os cachalotes respiram á superfície da água através de um único espiráculo em forma de "S", situado no lado esquerdo da parte frontal da cabeça. Respiram de 3 a 5 vezes por minuto quando em repouso, aumentando esta frequencia para 6 a 7 vezes após um mergulho. 
O sopro consiste de um único e ruidoso jorro de água que pode elevar-se até 15m sobre a superfície da água.
Os cachalotes são capazes de mergulhar 3.000m de profundidade e podendo durar 2h. Seu mergulho típico atinge 400m de profundidade e dura de 30 40 min. Essas baleias se alimentam de lulas-gigante, potas, polvo e vários outros peixes como raias. Além dos humanos, só outro predador é capaz de atacá-la: a orca. Grandes grupos de orcas atacam os cachalotes fêmeas com as crias.

Estado de Conservação

Vulnerável

Recordes e Curiosidades

* Maior mamífero com dentes que se conhece, vivo ou extinto.
* Maior cérebro entre todas as espécies vivas da Terra, pesando 7kg, podendo chagr aos 9.
* Maior carnívoro da Terra.
* Mergulho mais profundo, podendo chegar aos 3.000m e durar 2h.
* Animais mais ruidoso do mundo, podendo exceder os 230dB.


<-Comparação com um Humano

 <- Esqueleto






2 comentários:

Dorianop disse...

QUE ANIMAL PODEROSO CONSEGUIR MERGULHAR A UMA PROFUNDIDADE DESSAS NEM UM SUBMARINO ATOMICO FEITO DE TITANIO PODE AGUENTAR TAMANHA PRESSÃO ASSIM .
A MÃE NATUREZA CONTINUA INSUPERAVEL.

DORIANO

£σkα disse...

É verdade...

Postar um comentário