sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Alfabeto Grego

     O alfabeto utilizado para escrever a Língua grega teve o seu desenvolvimento por volta do século IX a.C., utilizando-se até aos nossos dias, tanto no grego moderno como também na Matemática, Física, Astronomia etc.
Anteriormente, o alfabeto grego (Ελληνικό αλφάβητο) foi escrito mediante um silabário, utilizado em Creta e zonas da Grécia continental como Micenas ou Pilos entre os séculos XVI a.C. e XII a.C. e conhecido como linear B. O Grego que reproduz parece uma versão primitiva dos dialectos Arcado-cipriota e Jónico-ático, dos quais provavelmente é antepassado, e é conhecido habitualmente como Micénico.
     Crê-se que o alfabeto grego deriva duma variante do semítico, introduzido na Grécia por mercadores fenícios. Dado que o alfabeto semítico não necessita de notar as vogais, ao contrário da língua grega e outras da família indo-europeia, como o latim e em consequência o português, os gregos adaptaram alguns símbolos fenícios sem valor fonético em grego para representar as vogais. Este facto pode considerar-se fundamental e tornou possível a transcrição fonética satisfatória das línguas Europeias.

São eles:
Αα Αlfa Νν Nu
Ββ Beta Ξξ Ksi
Γγ Gama Οο Ómicron
Δδ Delta Ππ Pi
Εε Épsilon Ρρ
Ζζ Zeta Σσς Sigma
Ηη Etá Ττ Tau
Θθ Teta Υυ Upsilon
Ιι Iota Φφ Fi
Κκ Capa Χχ Chi
Λλ Lambda Ψψ Psi
Μμ Miu Ωω Ômega

3 comentários:

Ailton Santos disse...

Dahora o blog, parabéns!!!
Bem interessante XD
Sobre a letras, a pior é o PI, pq lembra matemática kkkk

Loka disse...

Ahuahu
Valeu!!!

thiago disse...

se e usada PI na matematica nao e para lembrar..e para saber q pode ser utilizadas na matematica tbm...

Postar um comentário